• Mundo
  • Notícias
  • Associação de funcionários do Banco Mundial emitiu hoje(25) nova carta contra a indicação de Weintraub

Associação de funcionários do Banco Mundial emitiu hoje(25) nova carta contra a indicação de Weintraub

1 ano ago
495

A associação de funcionários do Banco Mundial cobrou novamente nesta quinta-feira, 25, o Comitê de Ética da instituição a respeito da indicação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para uma diretoria executiva do organismo. Na quarta, os funcionários pediram a abertura de uma investigação sobre Weintraub, mas receberam uma resposta negativa.

A direção do Comitê de Ética do banco afirmou que não exerce influência sobre a seleção dos diretores executivos indicados pelos países que integram o banco e que Weintraub estaria submetido ao código de conduta da instituição apenas após assumir o cargo.

Nesta quinta-feira, 25, a associação de funcionários subiu o tom. O grupo que representa os trabalhadores do banco afirma que o código de conduta interno prevê recomendações sobre problemas de conduta mesmo em situações prévias ao futuro emprego. “A associação de funcionários pede, portanto, para o Comitê de Ética reconsiderar e usar o poder que tem de acordo com o Código de Conduta e para recomendar ao Conselho uma revisão completa da conduta de Weintraub”, diz a nova carta.

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintruab, após depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília © Dida Sampaio / Estadão O ex-ministro da Educação, Abraham Weintruab, após depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília

Os funcionários alegam ainda que o caso Weintraub expôs uma “falha fundamental na governança” do banco. Por um lado, alegam, os diretores são indicados pelos países para representá-los. Por outro, os nomes indicados se tornam oficiais do Banco Mundial e devem agir de acordo com as regras internas. “Portanto, é razoável esperar que o Banco Mundial tenha uma opinião sobre as qualificações básicas necessárias para assumir essas posições. Deveria ser bastante razoável esperar que o Banco Mundial tenha uma palavra a dizer quando o candidato nos expõe a um risco de reputação considerável e compromete nossa capacidade de cumprir nossa missão”, afirmam os funcionários.

No pedido de suspensão e avaliação da nomeação de Weintraub, a mesma associação citou falas preconceituosas do ministro sobre a China e minorias, além do posicionamento a respeito da prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal. Na carta de hoje, o grupo colocou a imagem do tuíte de Weintraub em que usa de personagens da Turma da Mônica para ridicularizar os chineses.

Agora, os funcionários afirmam que se a direção não agir de maneira proativa, o que resta é esperar que Weintraub passe por uma “palestra severa” no seu primeiro dia de trabalho. “Neste dia, os funcionários podem escolher comemorar em uma maneira diferente. Fique sintonizado”, diz o e-mail da associação.

Weintraub foi indicado pelo Ministério da Economia para assumir a diretoria executiva que representa o Brasil e mais oito países no banco. Sua confirmação depende de uma eleição interna do grupo, mas é considerada meramente protocolar, já que o Brasil tem mais de 50% do poder de voto e por isso pode emplacar o nome que desejar para a função. Não houve até o momento oposição formal por parte dos outros países que formam o consórcio junto com o Brasil, que são Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Suriname. Se eleito, Weintraub vai servir até 31 de outubro de 2020, quando será necessário nova nomeação e eleição.

Fonte: Estadão

60 thoughts on “Associação de funcionários do Banco Mundial emitiu hoje(25) nova carta contra a indicação de Weintraub

  1. After I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify me
    when new comments are added- checkbox and now each time a comment is
    added I receive four emails with the exact same comment.
    Is there an easy method you can remove me from that service?
    Kudos!

  2. This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your fantastic post.
    Also, I’ve shared your website in my social networks!

  3. This is the right webpage for everyone who wants to understand this topic.
    You realize so much its almost tough to argue with you
    (not that I really will need to…HaHa). You certainly put a
    new spin on a topic that has been written about for decades.
    Wonderful stuff, just wonderful!

  4. You could definitely see your expertise in the article you write.
    The arena hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they
    believe. Always go after your heart.

  5. Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before
    but after browsing through some of the post I realized it’s
    new to me. Nonetheless, I’m definitely glad I found it and I’ll
    be book-marking and checking back frequently!

  6. Hi there would you mind sharing which blog platform you’re working with? I’m planning to start my own blog soon but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something unique. P.S My apologies for being off-topic but I had to ask!

  7. My brother suggested I might like this web site. He was totally right. This post actually made my day. You cann’t imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *